quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Ana Claudia Freitas Vargas -  Resenha

SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2008
 
A autora Magda Soares Doutora em educação pela Universidade Federal de Minas gerais (UFMG), professora titular emérita da Faculdade de Educação dessa Universidade, é autora de diversos livros sobre o ensino de Português e de coleções didáticas para o nível fundamental.
Na leitura do livro Alfabetização e letramento a autora Magda Soares  nos  revela que o analfabetismo no Brasil pertence a um tema da atualidade.Vemos  a diferença entre alfabetização e letramento, e a importância de praticá-los.
Alfabetização e  a ação de alfabetizar ocorre no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação, processo que tem os mesmos problemas de aprendizagens ao longo dos anos, com muitas reprovações e evasão escolar. Nesse processo o aluno teve ter capacidade de interpretar, compreender, criticar e produzir conhecimento.
O método de alfabetização adotados pela escola e o papel do professor podem levar a resultados satisfatórios.
Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno.
O sentido ampliado da alfabetização, o letramento, de acordo com Magda, designa de práticas de leitura e escrita. A entrada da pessoa no mundo da escrita se dá pela aprendizagem de toda a complexa tecnologia envolvida no aprendizado do ato de ler e escrever. Além disso, o aluno precisa saber fazer uso e envolver-se nas atividades de leitura e escrita.
O letramento abrange tanto a apropriação das técnicas para a alfabetização quanto esse aspecto de convívio e hábito de utilização da leitura e da escrita. Magda diz ser preciso usar jornal, revista, livro.
Sobre as antigas cartilhas que ensinavam o ‘Vovô viu a uva’, a educadora afirma que muitas crianças nunca viram e nem comeram uma uva. “Portanto, é necessária a prática social da leitura que pode ser feita, por exemplo, com o jornal, que é um portador real de texto, que circula informações, ou com a revista ou, até mesmo, com o livro infantil. Tem que haver uma especificidade, aprendizagem sistemática seqüencial, de aprender.”
Atualmente percebe-se uma grande preocupação com a educação no país.A alfabetização e o letramento são instrumentos fundamentais para a aprendizagem de todos os sujeitos, tanto crianças como adultos.   De acordo com a autora Magda Soares, alfabetização e letramento são         entendidos como: “estado”ou a “condição” que assume aquele que           aprende a ler e a escrever.
A obra da autora Magda Soares nos faz refletir sobre o fracasso do processo de alfabetização que vem acontecendo no Brasil, à responsabilidade do educador diante da escola e da sociedade. Vemos a importância de praticarmos a escrita e a leitura em nossas vidas.

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