quinta-feira, 20 de outubro de 2011


Deisi Meurer




Boas regras de convivência


É nas séries iniciais que se começa a ensinar boas regras de convivência para as crianças.


No início do ano letivo é bom construir as boas regras de convivência com os alunos, abrindo um amplo diálogo sobre o assunto e juntamente com elas elaborar um cartaz com essas regras, afixando em um local visível da sala de aula.

Um bom começo são as belas palavras mágicas como: Bom dia, boa tarde, com licença, por favor, obrigada...; palavras estas que valorizam o respeito que devemos ter conosco e com os outros.

Nos trabalhos em grupo, fazer os trabalhos em forma de cooperação mútua, ajudar os colegas e deixar que cada um faça a sua parte dando sua contribuição do seu jeito, para que o trabalho final tenha a cara do grupo como um todo e que cada um possa identificar a sua contribuição nesse mesmo trabalho.

Respeitar as diferenças, aceitando o outro como ele é, com suas facilidades e dificuldades, aprender a valorizar o que cada um tem de bom e construtivo dentro de si, principalmente não colocar apelidos ofensivos uns nos outros.

“A dimensão moral da criança tem de ser trabalhada desde a pré
Escola. Ética se aprende, não é uma coisa espontânea”. Ives de La
Taille, revista nova escola.

Para os iniciantes na pré escola é sempre bom ordenar o espaço e o tempo de cada um, para que aprendam e entendam que cada um tem sua vez de falar, de ouvir, de lavar suas mãos, de receber a merenda e as demais atividades.

É importante ensinar as crianças a dividir os brinquedos e brincar umas com as outras, guardando os brinquedos no final da brincadeira no local onde pegaram os mesmos e deixando do jeito que encontraram quando começaram a brincar com eles.

Após deixar bem claro as boas regras de convivência, deixar que a criança eleja seus próprios princípios como o respeito, a liberdade, a igualdade e a justiça.


Referências Bibliográficas:

Revista Nova Escola, 08/2008, Pág. 26 a 30.

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