segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Meg Meurin da Silva - Resenha
Como Trabalhar a Indisciplina na Escola
A Escola com Alma
Desperte em seu Filho o Desejo de Vencer

Para o escritor Professor Jorge Fritscher ,formado em história pela faculdade Porto-Alegrense quando acontece a indisciplina na Escola é fundamental que o professor conheça como funciona o cérebro do seu aluno, principalmente as grandes transformações que acontecem na adolescência.
Este escritor é um pesquisador que vem aplicando no campo da educação e através dos livros “Como trabalhar a Indisciplina na Escola”, “A Escola com Alma” e “Desperte em seu Filho o Desejo de Vencer”, da editora CEITEC,Florianópolis ,2005; ele compreende que o educador, por não saber como funciona o cérebro dos jovens e por não entendê-lo julga todas as atitudes e comportamento como indisciplina.
A indisciplina passa a ser o resultado do histórico emocional do aluno e que com a natural transformação do cérebro acentua tais comportamentos. O professor acaba sendo vítima do seu despreparo em termos de conhecimento neurociência, lhe dando poucas condições de entender o funcionamento do cérebro, constatando como alguns alunos aprendem e porque outros não.
Nesta fase o jovem cria reações e sofre com as dificuldades para o controle destas reações, as quais se acentuam a cada dia e nós, enquanto professores não fomos preparados para essa transformação.
Cabe ao professor romper suas amarras pessoais e desenvolver a curiosidade em conhecer melhor os seus alunos, suas realidades e vivências.
A neurocientista na UCLA, Elizabet Sowell é uma das principais estudiosas do cérebro adolescente dos Estados Unidos e nos diz que este pode passar por períodos de insanidade, sendo considerado maluco por natureza.
O cérebro do adolescente esta em constante modificação, sendo enlouquecedor e confuso, mas justamente nesta etapa da vida é quando começa a compreender e trabalhar seus conceitos mais difíceis e abstratos, como a justiça e a honestidade.
O professor pode fazer de suas aulas algo prazeroso e o conteúdo percebido pelos seus alunos como algo da sua vivência, do seu cotidiano.
Comece sempre pelo que estes jovens já sabem, aproveite o que eles trazem nas suas bagagens de conhecimento, aprenda com eles, demonstre-lhes carinho e afeto, aproxime-se sempre que for necessário e você poderá entender melhor como funciona as suas emoções e conceitos.
O objetivo do Professor Jorge Fritscher é mexer com a escola na sua forma tradicional para que esta possa proporcionar ao aluno uma alma de vencedor, para que ele consiga vencer os desafios e obstáculos que a vida lhe oferecer.
Precisamos, enquanto educadores, ampliar nossos pontos de vista, nossa forma de pensar e agir, utilizando uma linguagem clara e positiva, para que o nosso aluno estabeleça metas, rompendo barreiras e aumentando
capacidades.
A desmotivação dos alunos e o desinteresse explícito por aquilo que se pretende ensinar ou qualquer outro comportamento inadequado, por vezes não são mais do que chamadas de atenção ao professor sobre seus métodos de ensino ou sobre as estratégias de relação na aula. O professor deve ser explícito e justo na negociação do contrato que é feito com os alunos e a alteração das regras pode provocar a indisciplina.
A indisciplina pode ser um reflexo da ausência de condições para uma adequada educação familiar. Ela pode surgir como uma alternativa ao seu insucesso escolar, procurando deste modo “valorizar” sua relação com os outros. A imaturidade, a desatenção, o baixo rendimento escolar, a agressividade devem ser pesquisadas como sintomas de distúrbios mais profundos (fisiológicos ou emocionais) que é preciso tratar sem a qual as repressões ou sanções serão totalmente ineficazes.
É preciso que o professor utilize estratégias adequadas a cada aluno e a cada situação. A linguagem e o discurso adequados do professor são instrumentos capazes de alterar alguns comportamentos.
Se o professor assumir uma atitude disponível mais realista, dando confiança aos seus alunos mas sem perder a situação e sem se mostrar inutilmente permissivo é possível que se consiga evitar alguns conflitos.
Cabe ao professor refletir, planificar e quanto mais eficaz e bem organizada for a sua aula, melhor vai ser o comportamento de cada aluno. Cativando, observando, favorecendo o desenvolvimento da autoconfiança e fomentando o respeito mútuo entre alunos e professor, toda e qualquer forma de indisciplina poderá ser discutida e amenizada.
Compete assim ao professor conduzir o aluno de forma a que ele se sinta responsável e cooperante, e a escola precisa rever seus valores na sua forma tradicional para que possa proporcionar ao aluno uma alma de vencedor.
O educando é um ser cheio de emoções e que necessita a cada momento de um estímulo para iniciar novas caminhadas ou continuar nas que já está, e tudo isso se sobressai principalmente na adolescência e é quando necessitam de boas orientações, as quais os farão transformar conceitos em vivências ensinando a você, professor, fazer a diferença na vida de seus alunos.
A semente é lançada na terra, que poderá ser fértil ou não, isto só depende de você educador, que ao longo de suas aulas verá a germinação acontecer, talvez lentamente, mas que no final trará bons frutos.
O Professor Jorge Fritscher nos cita no seu livro “ A Escola com Alma: “ Um sonho não é algo a ser esperado mas a ser conquistado , o único meio de se descobrir os limites do possível é ir além dele alcançando o impossível , que qualquer pessoa pode começar, mas apenas os ousados terminarão, o que fazemos conosco agora é o mais importante para o amanhã. Se não fizermos nada para mudar nossa atitude e o nosso modo de atuar, amanhã parecerá ontem, exceto pela data”.

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