sábado, 8 de outubro de 2011

Cláudia Letícia Azambuja Rocha - Artigo

A importância da educação à distância.

Este artigo tem como objetivo desfazer o conceito que se tem sobre EAD.

Atualmente quando se fala em EAD, para muitas pessoas, ainda é visto, como cursos, que estão distantes dos padrões tradicionais, como os cursos que possuem aula presencial, isto é, pensam que os alunos estudam, através de uma aprendizagem de fácil acesso, de aprovação garantida, onde não é preciso fazer muito esforço. Na realidade, não é bem assim, quem conhece, ou até mesmo buscamos através da EAD. Os cursos são qualificados, envolvidos com o objetivo de mostrar aos seus alunos, a importância do aprendizado com responsabilidade e significado, como no caso do CLPD (Curso Licenciatura Em Pedagogia à Distância) da UFPEL. A EAD tem uma grande procura, principalmente, por possibilitar ao aluno, organizar os seus horários, formas de estudo, o que ocasiona ao aluno uma administração de tempo para o aprimoramento de seus estudos, esses mesmos, que terão um entendimento de acordo com a dedicação e comprometimento do aluno.

É comprovado como está crescendo a EAD, é que mostra as pesquisas feitas constantemente, há alguns dias atrás, fazendo minhas leituras encontrei as seguintes colocações:

EAD E A UNIVERSIDADE

“A Educação a Distância (EAD), vem se consolidando e se expandindo rapidamente no Brasil, tanto na graduação, quanto na pós-graduação”.

De acordo com o MEC, em 2010, cerca de 208 instituições estavam credenciadas em EAD, sendo 162 para oferecer graduação e especialização e as demais somente especialização. Para se ter ideia do crescimento do ensino à distância, em 2005, apenas 71 instituições estavam credenciadas.

Não há dados específicos de quantos alunos estão se especializando. Hoje aproximadamente, três milhões de alunos se conectam com professores e se profissionalizam pela internet.

As diferentes tecnologias são usadas no ensino à distância. “Uma das mais recentes é a transmissão de imagens via satélite, utilizada na Universidade do Norte do Paraná (Unipar), a maior em número de alunos matriculados nos cursos à distância”. (Revista Almanaque Saraiva Ano 6/ Agosto 2011/ página 29)”.

Enquanto estudante do CLPD –UFPEL - Polo Arroio dos Ratos, a proposta que se tem que educadores precisam buscar como fundamentos, trabalhar sempre levando em consideração a realidade dos sujeitos, essa mesma realidade, que traz a importância de ser conhecida, para que assim possamos desenvolver a prática docente.

Ainda como proposta do curso está à construção do conhecimento, e tenho como base a leitura “O caminho se faz caminhando”, de Paulo Freire e Myles Horton, estes mesmos, falam sobre “conversas sobre educação e mudança social”, onde os conhecimentos dos alunos devem ser sempre levados em consideração.

Diante os muitos momentos de trocas de aprendizagem na trajetória do curso CLPD, considero importantes as citações para reflexão de Paulo Freire:

“As pessoas começam a agarrar sua história com as próprias mãos, com isso o papel da educação muda”.

“Quanto mais às pessoas se tornam elas mesmas, melhor será a democracia”.

Enfim o CLPD me mostrou percepções e propostas, ocasionando diferentes formas de aprendizagem, onde os ensinamentos são desenvolvidos através do Ambiente Virtual de Aprendizagem, os alunos recebem as orientações necessárias pelos tutores/professores à distância, postando assim as atividades, e compartilhando mensagens através dos fóruns. Os recursos disponibilizados são explicados pelos professores a distância e não poderia deixar de falar nas tutoras presenciais, que nos ajudam, diante as dúvidas e inseguranças. Outro fato extremamente importante é que o aluno desenvolva o seu aprendizado através da realidade dos sujeitos envolvidos, fazendo dessa aproximação, um grande aliado para a prática docente.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


- Revista Almanaque Saraiva (saraiva.com. br), ANO 6, Agosto 2011 – pág.29. Distribuição Gratuita.

- Freire, Paulo e Horton, Myles, O caminho se faz caminhando (Conversas sobre educação e mudança social), 4ª edição, 2003.

 
Graduanda do Curso Licenciatura em Pedagogia a Distância – Polo Arroio dos Ratos/RS -Turma 1 - UFPEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário