segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Alexandra Alessio Medeiros - Resumo

A importância de ler e compreender

 
O presente artigo tem por objetivo refletir sobre o tratamento dado à questão da leitura e interpretação de textos na escola e verificar se ela prepara realmente o sujeito para ser um leitor capaz de compreender e interpretar os diferentes textos que lhe são apresentados ao longo da vida.

Palavras chaves

Leitura, interpretação, escola, professor, aluno

Introdução e justificativa

O processo de leitura deve garantir ao leitor a compreensão dos diversos textos a que se propõe a ler. É um processo interno, porém deve ser ensinado. A primeira condição para aprender é que os alunos possam assistir a um modelo de leitura, permitindo-os ver as estratégias usadas em uma situação significativa e funcional. Alguns professores não se preocupam com a interação do aluno com o texto, no entanto, o aluno tem que o ler e entende-lo, interpretar o que está escrito, para que forme opiniões, discuta as ideais apresentadas e acrescente informações a fatos já conhecidos por ele.

Leitura é um processo que envolve conhecimento prévio do aluno, a fim de que esse faça uma leitura crítica, sem centra-se apenas naquilo que está visível no texto, e sim no que o texto explora implicitamente nas entrelinhas.

A leitura é, pois, uma decifração e uma decodificação. O leitor deverá em primeiro lugar decifrar a escrita, depois entender a linguagem encontrada, em seguida decodificar todas as implicações que o texto tem e, finalmente, refletir sobre isso e formar o próprio conhecimento e opinião a respeito do que leu. A leitura sem decifração não funciona adequadamente, assim como sem a decodificação e demais componentes referentes à interpretação , se torna estéril e sem grande interesse. A leitura é uma atividade estritamente linguística e a linguagem se monta com a fusão de significados com significantes. (Cagliari,1989,p.150)

Os textos que são levados aos alunos devem ser supervisionados e selecionados pelo docente. Este deve conduzir e orientar os leitores para que se tornem capazes de situar-se dentro da leitura, compreendendo-a e interagindo, realizando debates, discussões, fazendo comparações com outros textos, sendo uma atividade atrativa e agradável. Para pôr isso em prática, não podemos esquecer que o professor deverá ser um leitor frequente, conhecendo toda a classe de livros.

Criar condições de leitura não implica apenas alfabetizar ou proporcionar acesso aos livros. Trata-se, antes, de dialogar com o leitor sobre a sua leitura, isto é, sobre o sentido que ele dá, repito, a algo escrito, um quadro, uma paisagem , a sons, imagens, coisas, ideais, situações reais ou imaginárias.(MARTINS,1993,p.34)

A escola é a principal responsável pela falta de compreensão das leituras realizadas pelos alunos, uma vez que os professores têm o dever de auxiliá-los e ensinar-lhes estratégias para a compreensão daquilo que é lido. Os textos trabalhados nas escolas, muitas vezes, estão fora da realidade dos alunos, o que o torna mais difícil à interpretação, pois não há como fazer uma relação com o que não conhece.

Considerações Finais

Cabe às escolas e aos docentes, desde as séries iniciais promover o hábito da leitura nos alunos, propondo-lhes estratégias de interpretação, para que tenham as condições necessárias para uma participação social ativa, a fim de que saibam analisar e julgar as diferentes situações vivenciadas.

Considerando a leitura e sua interpretação de extrema importância na nossa vida, o professor deve estar consciente do papel que desempenha enquanto incentivador e mediador desta prática em sala de aula.

Referências Bibliográficas

CAGLIARI,LuizCarlos.Alfabetização&Linguística.SãoPaulo:Scipione,1989(Série Pensamento e Ação no Magistério).

MARTINS,Maria Helena.O que é leitura.15ªed.São Paulo:Brasiliense,1993.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura.6ªed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

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