segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Elizabete do Couto - Artigo


Falar através das mãos


O presente artigo tenta mostrar que Libras, a Língua Brasileira de Sinais pode e deve ser usada como forma de comunicação, como maneira mediadora entre o mundo dos surdos e dos ouvintes.

Palavras chave: Libras, comunicação e surdo.



O respeito à língua de sinais deve ser pensado pelo ouvinte, pois é a forma que o surdo tem para comunicar-se. Através de gestos o surdo consegue expressar seus sentimentos, suas angústias, emoções, suas alegrias, suas ansiedades, pensamentos, suas ideias, etc.

Através dessa linguagem pode haver uma integração, uma real inclusão da pessoa com deficiência auditiva no mundo ouvinte, respeitando a cultura surda. “... Oh! melhor ter a palavra nas mãos, que mil se derramando da boca para o meu ouvido mouco.” (Dorothi Miles – 1976 – poetisa surda).

Libras é a língua materna do surdo, ela possui a gramática semântica, pragmática sintaxe e outros elementos que preenchem os requisitos para ser considerada como linguagem. É uma língua viva e que já tem autonomia e a lingüística já reconheceu. Pode mediar à comunicação entre os mundos dos surdos e ouvintes, os sinais são as formas que os surdos desenvolveram para comunicar-se, através de expressões faciais, movimentos do corpo e sinais das mãos.

Quando se encontra uma pessoa surda, não precisa gritar, fique na frente da pessoa para chamar sua atenção, abane ou toque na pessoa gentilmente, feito o contato visual, olhe no olho, fale calmamente em tom de voz normal articulando bem as palavras, utilizando sempre a comunicação visual, se você conhece algum sinal de libras você pode usar ou então aponte, desenhe, escreva ou faça gestos de dramatização.

“Penso que o mundo é um acorde imenso de
imensas geografias e diferenças. Nenhum
homem é igual a outro homem. E só por
esse mistéio a vida já vale a pena.”
(Murray, 1997. P 93)

Como Murray descreve não somos todos iguais, então porque diferenciamos tanto? Temos tanto preconceito contra pessoas diferentes. Porque não aceitamos as diferenças?

Aceitar as diferenças é aceitar a nós mesmos, lutar contra a exclusão, visando sempre à integração que é de suma importância e que nos remete ao principal, valorizar a dignidade humana e a integração social.



Bibliografia:

Libras – Sinais de Inclusão: Artigo. www.blogspot.com/2010/05/artigo visitado em 19-09-11;

Citações: www.libras.blospot.com/2010/05/citações.html visitado em 21-09-11;

Martins, Daniel – Linguagem Brasileira de Sinais;

Artigos: www.feneis.com.br/page/artigos.asp visitado em 02-10-11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário