segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Alexandra Alessio Medeiros - Resumo



Educação inclusiva



Esse artigo aborda a transformação que o sistema educacional vem passando, que é a educação inclusiva e como vem sendo desenvolvida na escola parceira.



Palavras-chave

Inclusão, escola, família, sociedade



Introdução e justificativa

Neste artigo pretendo trazer questões gerais sobre o processo de inclusão nas escolas públicas. Optei pela educação inclusiva pois considero o tema muito importante para minha formação docente. Como professora preciso estar preparada para oportunizar a todos os alunos, independentemente de qualquer característica peculiar que apresentem, que participem ativamente de todas as atividades da escola.

A partir do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade tem aumentado o número de matrículas de crianças com necessidades especiais nas escolas públicas por todo o Brasil. Esse programa tem a iniciativa de transformar os sistemas educacionais em sistemas verdadeiramente inclusivos.



Uma escola vive o desafio de ser uma para todos, o
desafio de não reproduzir no âmbito escolar o movimento
tão premente em nossos tempos de homogeneização dos
seres, de abafamento das singularidades e das diferenças.
Resta hoje a cada escola construir, ao seu modo, sua
resposta ao paradoxo de ser ao mesmo tempo igual para
todos e única para cada um. (TIGRE & TEIXEIRA, 2005: 182).



Mas a realidade educacional brasileiro na maioria das instituições está longe de ser inclusiva, pois os alunos apenas são inseridos nos contextos escolares onde o atendimento oferecido é precário.



Os municípios onde a educação inclusiva é realmente colocada em prática devem divulgar os resultados obtidos, para que outras cidades sigam o exemplo na busca constante da melhoria do sistema educacional.



A inclusão é um processo novo e lentamente está sendo introduzido no ensino regular, mas tem causado muitas inquietações, seja por parte dos pais que tem receio em matricular seus filhos com deficiência pois temem a discriminação, ou por parte das escolas que na maioria não tem estrutura e nem professores preparados para atender esses alunos.



Não basta as escolas apenas aceitarem as matrículas de alunos com necessidades especiais, elas precisam passar por mudanças importantes, elaborar de forma participativa o seu Projeto Político Pedagógico, visando sua demanda e incorporando a diversidade.

Conviver com a diversidade é enriquecedor para todos, especialmente desde os primeiros anos de vida. As crianças perdem o medo e o preconceito em relação ao diferente, desenvolvem a cooperação e a tolerância e são mais bem preparadas para a vida adulta, porque compreendem que as famílias e os espaços sociais são homogêneos (CARVALHO, 1999, p.219).




Educação inclusiva se dá por meio de um processo interativo onde a sociedade e portadores de necessidades especiais se reconhecem, se adequam e se desenvolvem estabelecendo novos pactos fundamentados no direito de cidadania plena para todos.



…estratégias e critérios de atuação docente, admitindo decisões que
oportunizam adequar a ação educativa escolar às maneiras peculiares de
aprendizagem dos alunos, considerando que o processo de ensinoaprendizagem
pressupõe atender à diversificação de necessidades dos alunos
na escola (MEC/SEESP/SEB, 1998, p. 15).



Cada vez mais professores estão percebendo que as diferenças não só devem ser aceitas, mas também acolhidas para montar o cenário escolar, onde cada aluno possa mostrar sua capacidade deixando de lado todos os tipos de preconceito.



Considerações Finais

A educação é um direito de todos, mas tanto os professores como a escola precisam estar preparados para colocar em prática uma educação realmente inclusiva. Segundo Mantoan (2003, p.5) 'educar é empenhar-se por fazer o outro crescer, desenvolver-se, evoluir'.

A inclusão não se dá apenas por um decreto, é preciso que a escola se transforme criando condições que atenda a todos numa perspectiva totalmente inclusiva incorporando a diversidade.





REFERÊNCIAIS

Sá, Elizabet Dias de. Adaptações Curriculares: diretrizes nacionais para a educação especial.



Roos,Ana Paula. Desnaturalizando o Fracasso Escolar Desde Um Olhar dos Estudos Culturais Pós-Estruturalistas



Kassar, M.C.M.; Oliveira, A.D. e Silva, G.A.M. Inclusão em escolas

municipais: análise inicial de um caso. .



Machado,Kátia.,Fontes,Rejane.,Assumpção,Valéria de.,Glat,Rosana.Cotidiano Escolar:Desafios Didáticos e Pedagógicos no Processo de Inclusão Educacional



CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB 2/2001. Diário Oficial da União,

Brasília, 14 de setembro de 2001. Seção 1E, p. 39-40.



BEYER, Hugo Otto. A Educação Inclusiva: incompletudes escolares e

perspectivas de ação.

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