quinta-feira, 20 de outubro de 2011


Deisi Meurer


Inclusão de crianças especiais



A lei de diretrizes e bases (LDB) nº. 9394/96 diz que toda criança com necessidades especiais deve estudar preferencialmente no ensino regular.


A inclusão de crianças especiais precisa de uma pedagogia diferenciada para que todas crianças possam ser educadas juntas, mas nem todas escolas estão preparadas para recebê-las. É preciso treinar os professores para que eles se sintam capazes de receber e atender essas crianças, e para dar a atenção que elas precisam é necessário mais um professor em sala de aula.

A maioria dos alunos especiais tem condições de estudar numa escola de ensino regular, e se a escola tiver boa vontade em aceitar esses alunos, eles podem desenvolver seus potenciais, pois cada um possui algum tipo de talento.

“Não é o aluno com necessidades especiais que deve se adaptar à Escola, o ambiente educacional é que tem que mudar” . Cláudia Pereira Dutra, revista aprende Brasil.

Professores que trabalham com alunos especiais, falam que é preciso dar muito amor e carinho, ouvir o que elas tem a dizer, para entender um pouco do mundo deles e poder ajudá-los, e que as dificuldades só são superadas com muita dedicação e amor.

O aluno especial matriculado numa escola de ensino regular, dificilmente irá alcançar todos os objetivos propostos, mas terá a oportunidade de conviver num espaço social diverso e terá acesso as experiências sociais e culturais de sua comunidade, exercendo o pleno direito a plena participação de todos os alunos na escola regular.

Somos todos diferentes e aceitar os alunos com necessidades especiais é promover a diversidade, favorecendo a integração e a aprendizagem, valorizando e respeitando o ser humano, para com isso, viabilizar uma escola para todos.


Referências bibliográficas:


Revista aprende Brasil, 02/2005, pág. 39 a 41.



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